Máximas Selecionadasdo Profeta Maomé

A condição de profeta de Maomé ocorreu à «luz do dia da história» em que quase tudo é conhecido sobre a sua biografia; o local de nascimento, os sítios onde viveu e o local da sua morte e enterramento. A sua linhagem e descendentes são plenamente conhecidos. Os nomes dos seus companheiros, amigos e adversários são conhecidos. Sabemos quais as suas preferências, o que comia e como se vestia. Existem relatos pormenorizados da sua aparência (sem imagens) e dos seus maneirismos. As crónicas sobre a sua prática (Suna) e sobre as suas máximas (Hadith) – separadas da revelação (o Alcorão) – são documentos de exemplar importância e referência. Estas crónicas são corroboradas e autenticadas por cadeias de comunicação documentadas e ininterruptas (transmitidas) que remontam a uma fonte de entre os companheiros e contemporâneos do Profeta. A suprema importância das máximas do Profeta, além do seu valor ético geral, só pode ser plenamente compreendida quando se tem consciência de que todo o tecido religioso, moral, social e político de mais de 1,6 mil milhões de muçulmanos assenta, além do Alcorão, sobre a Suna e os Hadith do Profeta. Assim, a prática de Maomé e as suas afirmações formam um comentário vivo sobre o Alcorão e um complemento deste. Embora as afirmações de outras figuras históricas importantes possam tornar-se objeto de entusiástica admiração, as máximas do Profeta já adquiriram força de lei. Um muçulmano pode questionar a autenticidade de uma Suna ou Hadith individual, mas assim que essa autenticidade e provada, torna-se vinculativo para ele como ordens ou interdições do Alcorão. A poderosa influência que o exemplo do Profeta exerce sobre os corações e a imaginação dos seus seguidores pode depreender-se do facto de hábitos como o modo de entrar e sair de casa, dormir, a etiqueta à mesa, a popularidade do uso de barba e de cobrir a cabeça, as saudações, o tratamento dos vizinhos e muitos outros costumes muçulmanos se deverem à imitação consciente ou inconsciente deste grande Profeta de Deus (a paz esteja com ele). No entanto, a delicadeza ética, a beleza, o forte senso comum, o pragmatismo e a modernidade de pensamento de algumas das afirmações do Profeta não deixarão de apelar a pessoas de todas as ideologias.

Primeira Revelação

Antes da sua chamada à condição de profeta, Maomé costumava passar tempo sozinho na caverna de Hira, logo à saída de Meca, em meditação e reflexão, longe da agitação da cidade de Meca e da má conduta de alguns dos seus habitantes. Detestava os ídolos que os árabes tinham por hábito venerar e as inúmeras tradições religiosas falsas construídas à volta daqueles. No entanto, não sabia fazer melhor. Um dia, estava ele na caverna, quando ouviu uma voz desconhecida que chamou por ele várias vezes, instando-o: «Recita…» Maomé perguntou o que devia recitar e foi por fim informado: «Recita em nome do teu Senhor que criou. Ele criou o homem de um coágulo de sangue. Recita! O teu Senhor é o Mais Generoso que, pela pena, ensinou ao homem o que ele não sabia.» (Alcorão, 96:1-5). Foram estas as primeiras palavras da revelação corânica que Maomé recebeu. Tal como foi capaz de criar o homem a partir de um coágulo de sangue, também Deus podia escolher um homem analfabeto da Arábia para conduzir a Sua mais ilustre missão e testamento final à humanidade. Maomé não tinha ambições de se tornar um profeta ou receber uma revelação e ficou genuinamente abalado com a experiência, mas assim que compreendeu a natureza da sua tarefa, lançou-se na construção da comunidade do Islão, semelhante ao que profetas anteriores, como Abraão e Moisés, haviam feito. Uma avaliação justa e objetiva da vida de Maomé revelaria que ele cumpriu essa honrosa tarefa e que se distingue como um líder e benfeitor proeminente de toda a raça humana.

O Sermão da Despedida de Maomé

«... Ó Povo, tal como considerais este mês, este dia e esta cidade como Sagrados, considerai a vida e a propriedade de todos os muçulmanos como um encargo sagrado. Restituí os bens que vos foram confiados aos seus legítimos proprietários. Não façais mal a ninguém para que ninguém vos faça mal a vós. Lembrai-vos que ireis na verdade ao encontro do vosso Senhor e que Ele vos pedirá conta dos vossos atos. Alá proibiu-vos de tomar usura (juros) e, assim, todas as obrigações de juros serão doravante anuladas… Tende cuidado com Satanás para vossa segurança e segurança da vossa religião. Ele perdeu a esperança de alguma vez ser capaz de vos desencaminhar nas grandes coisas, por isso tende cautela para não o seguirdes nas pequenas coisas. Ó Povo, é verdade que tendes determinados direitos em relação às vossas mulheres, mas elas também têm direitos sobre vós… Tratai bem as vossas mulheres e sede bondosos com elas pois elas são as vossas companheiras e ajudantes empenhadas… Ó Povo, escutai-me com atenção, adorai Alá, recitai as vossas cinco orações diárias, jejuai durante o mês do Ramadão e dai a vossa riqueza em Zakat. Executai o Hajj se tiverdes os meios para isso. Sabeis que cada muçulmano é irmão de outro muçulmano. Sois todos iguais. Ninguém tem superioridade sobre os outros exceto em piedade e boas ações. Lembrai-vos, um dia comparecereis perante Alá e respondereis pelos vossos atos. Tende pois cuidado, não vos desvieis do caminho da retidão depois de eu partir. Ó Povo, nenhum profeta ou apóstolo virá depois de mim e nenhuma nova fé nascerá… Deixo depois de mim duas coisas, o Alcorão e o meu exemplo, a Suna, e se os seguirdes, jamais vos desviareis. Todos os que me ouvem devem transmitir as minhas palavras a outros e estes a outros novamente… Sê minha testemunha, Ó Alá, de que transmiti a tua mensagem ao teu povo.»

quote mark
1 /
  • ABSTINÊNCIA

    Não mateis os vossos corações com excesso de comida e bebida.

  • ADULTÉRIO

    O adultério dos olhos é olhar com desejo para a mulher de outro; e o adultério da língua é pronunciar o que é proibido.

  • PESSOAS IDOSAS

    Em verdade, honrar um homem idoso é demonstrar respeito para com Deus.

  • ESMOLA

    A melhor esmola é a que dá a mão direita sem que a esquerda saiba.

  • ANIMAIS

    Temei a Deus no tratamento dos animais e montai-os quando estão aptos a ser montados e desmontai-os quando estão fatigados.

  • DIFAMAÇÃO

    A difamação vicia a ablução e o jejum.

  • BELEZA

    Deus é Beleza e delicia-se com o belo.

  • MENDICIDADE

    A quem abre a si mesmo a porta da mendicidade Deus abrirá a porta da pobreza

  • BENEFÍCIOS

    Existem dois benefícios que a generalidade dos homens não aproveita e cujo valor não conhece – o tempo (lazer) e a saúde.

  • CARIDADE

    Todas as boas ações são caridade.

  • CASTIDADE

    A modéstia e a castidade fazem parte da fé.

  • HIGIENE

    Deus é puro e aprecia a pureza e a higiene.

  • CAIXÃO

    Quando um caixão passar por vós, seja de judeu, cristão ou muçulmano, ponde-vos em pé.

  • COMPAIXÃO

    Não existe outra recompensa senão o Paraíso para um muçulmano que sofra com paciência quando a alma do seu afeiçoado amigo é levada.

  • CONSCIÊNCIA

    Todas as ações são julgadas pelo motivo que as ditou.

  • CONTENTAMENTO

    A riqueza não vem da abundância de bens terrenos mas de um espírito contente. Deus ama aqueles que vivem contentes.

  • AUTOCONTROLO

    Deus dará uma grande recompensa a todo aquele que reprimir a ira quando está em seu poder mostrá-la.

  • CORTESIA

    A humildade e a cortesia são atos de piedade.

  • CULTIVO DA TERRA

    Não há muçulmano que plante uma árvore ou semeie um campo, de que homem, ave ou animal coma, que não seja caridade.

  • OS MORTOS

    Não faleis mal dos mortos.

  • MORTE

    O túmulo é a primeira etapa da viagem para a eternidade. Nenhum de vós deve morrer senão em plena submissão à vontade de Deus e com esperança na Sua misericórdia e perdão.

  • DELIBERAÇÃO

    A deliberação (consulta) nos empreendimentos é do agrado de Deus.

  • DISPOSIÇÃO

    Fui enviado para explicar disposições inteiramente boas. Em verdade, os mais amados de vós por mim são os que possuem as melhores disposições.

  • DIVÓRCIO

    Aquilo que é legal, mas desagrada a Deus, é o divórcio.

  • DEVER DOS CRENTES

    Adorai a Deus como se O vísseis; porque se não o vedes, Ele vê-vos a vós.

  • INVEJA

    Afastai-vos da inveja; ela corrói e destrói as boas ações, tal como o fogo devora e queima a madeira.

  • EXPERIÊNCIA

    Aquele que não passou por infortúnios não é um homem de coragem perfeito; e não existe médico que não seja experiente.

  • PERDÃO

    Está mais perto de Deus a pessoa que perdoar quando tem o poder de retaliar.

  • GENTILEZA

    Deus é gentil e aprecia a gentileza. A quem quer que tenha sido dada gentileza recebeu uma boa porção, neste mundo e no próximo.

  • DEUS

    Deus gosta de conhecer todos quantos gostem de conhecer Deus. Se amais o vosso Criador, amai primeiro os vossos semelhantes.

  • O PERDÃO DE DEUS

    Diz Deus: «Em verdade, a minha compaixão sobrepõe-se à minha ira.»

  • A BONDADE DE DEUS

    A bondade de Deus para com as Suas criaturas é maior do que a de uma mãe para com o seu bebé.

  • BOAS AÇÕES

    Sede persistente nas boas ações.

  • CORAÇÃO

    Cuidado! Em verdade, existe um pedaço de carne no corpo humano que, quando é bom, torna todo o corpo bom; e, quando é mau, todo o corpo é mau, e é o coração.

  • CÉU E INFERNO

    O Inferno está repleto de delícias e o Céu de adversidades e desgraças.

  • HOSPITALIDADE

    Aquele que acredita num Deus único e na vida eterna que honre o seu hóspede.

  • HUMILDADE

    A humildade e a cortesia são atos de piedade. Em verdade, Deus ordenou-me que fosse humilde e modesto e não soberbo; e que ninguém deve oprimir os outros.

  • ISLÃO

    Acreditar em Deus; em seguida, obedecer aos mandamentos e abandonar as coisas proibidas.

  • JESUS

    Neste mundo e no Além, sou eu o que mais próximo está de Jesus, o filho de Maria. Os Profetas são irmãos paternos; as suas mães são diferentes mas a sua religião é só uma.

  • JIHAD

    A mais excelente Jihad é a da conquista de si mesmo.

  • BONDADE

    Deus não mostrará bondade para com aquele que não for bom com as criaturas de Deus e com os seus próprios filhos.

  • TRABALHO

    Deus protege aquele que ganha a vida com o seu trabalho e não pela mendicidade.

  • APRENDIZAGEM

    À pessoa que seguir o caminho do conhecimento Deus orientará no caminho do Paraíso. Buscai o conhecimento desde o berço ao túmulo.

  • O CRESCIMENTO DO HOMEM

    O melhor homem é aquele cuja vida é longa e cujas ações são boas.

  • CASAMENTO

    O casamento é uma obrigação de todos os que são capazes.

  • MALDADE

    Dir-vos-ei quem são os piores de entre vós? Aqueles que comem sozinhos, chicoteiam os escravos e nada dão a ninguém.

  • PERCALÇOS

    Não se abate sobre um servo de Deus, qualquer infortúnio ou desprazer, pequeno ou grande, que não o causem as faltas que cometeu.

  • MODÉSTIA

    A modéstia e a castidade fazem parte da Fé. A verdadeira modéstia é a fonte de todas as virtudes.

  • MONOPÓLIO

    O monopólio é ilegal no Islão. O titular de um monopólio é um pecador e um transgressor.

  • MÃES

    O Paraíso jaz aos pés das mães.

  • VIZINHANÇA

    As melhores pessoas aos olhos de Deus são as melhores entre os seus amigos; e os melhores vizinhos são as melhores pessoas na sua própria vizinhança.

  • ÓRFÃOS

    A melhor casa é aquela em que mora um órfão que seja bem tratado; e a pior casa é aquela em que um órfão seja maltratado.

  • PAIS

    Aquele que aspira a entrar no Paraíso deve agradar aos pais. O prazer de Deus reside no prazer de um pai; e o desprazer de Deus reside no desprazer de um pai.

  • PACIFICAÇÃO

    Não vos disse já que não há melhor ação do que jejuar, dar esmola e orar? Fazer a paz uns entre os outros: a inimizade e a maldade arrancam as recompensas divinas pela raiz.

  • POBREZA

    Não rechaceis os pobres, sem nada lhes dar, mesmo que só meia tâmara.

  • ORAÇÃO

    A oração é a «miraj» (ascensão a Deus) dos Fiéis.

  • ORGULHO

    O orgulhoso não entrará no Paraíso, tal como um orador violento.

  • PROGRESSO

    A melhor das boas ações aos olhos de Deus é aquela que é constantemente praticada ainda que em grau limitado.

  • CASTIGO

    Deusnão retira ninguém do mundo a não ser que deseje perdoar-lhe; sofrendo neste mundo, está livre de castigo no além.

  • PUREZA

    A religião é admoestação e significa ser puro. Aqueles que entrarem no Jardim da Bem-Aventurança são os que possuem um coração verdadeiro, puro e misericordioso.

  • ALCORÃO

    Os outros mensageiros de Deus tiveram os seus milagres, o meu é e será para sempre oAlcorão.

  • RAZÃO

    Deus nada criou de melhor do que a razão, nem nada de mais perfeito ou de mais belo do que a razão.

  • FAMÍLIA

    Os melhores de vós, perante Deus e a Sua criação, são os melhores no seio das suas famílias e eu sou o melhor para a minha família.

  • ARREPENDIMENTO

    O arrependimento sincero dos pecados por um pecador é como se ele não tivesse cometido nenhum.

  • RIQUEZA

    A riqueza, corretamente utilizada, é uma bênção; e um homem pode licitamente esforçar-se por aumentá-la por meios honestos.

  • DOENTES

    Alimentai os famintos, visitai os doentes e libertai os cativos, se estiverem injustamente presos. Ajudai os oprimidos, quer sejam muçulmanos ou não.

  • SILÊNCIO

    Não há melhores ações do que muito silêncio e uma boa disposição.

  • PECADO

    Pode alguém caminhar em água sem molhar os pés? Tal é a condição de quem vive no mundo; não está liberto de pecados.

  • VERDADE

    Não é dos meus aquele que, quando fala, diz falsidades; que, quando promete, quebra as suas promessas; e que, quando é nele depositada confiança, não corresponde a essa confiança.

  • USURA

    Aquele que toma usura e aquele que a dá e aquele que redige os seus documentos e aquele que a testemunha, são culpados do mesmo crime.

quote mark